Notícias

A AdSA e a Direção de Engenharia da AdP Serviços apresentam comunicação nas VI JORNADAS DE ENGENHARIA

A AdSA e a Direção de Engenharia da AdP Serviços apresentam comunicação – Plano de intervenção nos subsistemas de abastecimento de água de Santo André: análise de risco na hierarquia das ações – nas VI JORNADAS DE ENGENHARIA, que se realizam hoje, dia 14 de outubro, em Aveiro.

Estando em fase de conclusão o Plano de intervenção nos subsistemas de abastecimento de água de Santo André bem como o Plano de intervenção no subsistema de recolha e tratamento de águas residuais, apresenta-se na presente comunicação a metodologia que foi utilizada para estabelecer uma hierarquização das ações propostas no Plano de abastecimento de água com base numa análise de risco que avalia o impacto da não implementação de cada uma das intervenções e a probabilidade desse impacto ocorrer.

A análise efetuada teve em conta os aspetos (critérios) legais e institucionais, ambientais, de continuidade e qualidade do serviço, de eficiência de processos internos à empresa, de segurança e de imagem e reputação da AdSA.

A matriz de avaliação de risco foi construída considerando diversos níveis de probabilidade (5) e de consequências (5), resultando 3 níveis de risco: (i) risco baixo; (ii) risco mediano; e, (iii) risco elevado.

A hierarquização das ações foi efetuada considerando o conjunto dos critérios analisados do ponto de vista dos riscos da não implementação das ações, recorrendo-se, para o efeito, a uma soma ponderada das pontuações obtidas em cada um dos critérios.

Na comunicação apresentam-se igualmente exemplos dos resultados obtidos.

Para visualizar a apresentação (PP) clique aqui.