Notícias

A AdSA e a Direção de Engenharia da AdP Serviços apresentaram uma comunicação ao 13º CONGRESSO DA ÁGUA intitulada Substituição de Grupos Eletrobomba: Abordagem Determinística Baseada em Estudos de Eficiência Energética. Exemplo: a captação de água em Morgavel

A AdSA e a Direção de Engenharia da Águas de Portugal (AdP) apresentaram uma comunicação ao 13º CONGRESSO DA ÁGUA, organizado pela Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), que se realizou de 7 a 9 de março, no LNEC, em Lisboa, intitulada "Substituição de Grupos Eletrobomba: Abordagem Determinística Baseada em Estudos de Eficiência Energética. Exemplo: a captação de água em Morgavel".

A substituição de grupos eletrobomba é um procedimento que ocorre em cada vez mais infraestruturas, devido a múltiplos motivos, sejam eles por necessidade imediata devido a avaria, por ter sido atingido o fim da sua vida útil do ativo ou por o seu dimensionamento de horizonte projeto não ser compatível com as necessidades reais.

A substituição de um grupo eletrobomba por outro de idênticas características não é, normalmente, a melhor escolha. O ganho de eficiência obtido pode atingir valores da ordem de 30% face ao existente, com recuperação do investimento em cerca de 2 anos por grupo eletrobomba substituído.

A especificação o mais completa possível do grupo a adquirir, incluindo a curva tipo pretendida e a eficiência mínima para o(s) caudal(is) pretendido(s) são peças importantes na avaliação e seleção da proposta vencedora.

É apresentado o exemplo de um trabalho recente onde esta metodologia foi aplicada, nomeadamente a captação do sistema de abastecimento de água industrial da Águas de Santo André, S.A. (AdSA), em Morgavel, onde a redução potencial de custos é muito significativa.

Para visualizar a apresentação clique aqui.

Para visualizar o artigo clique aqui.