Notícias

A AdSA realizou no dia 22 de setembro os trabalhos de medição e remoção de Comportas na ETAR de Ribeira dos Moinhos com vista à sua substituição

A construção da ETAR de Ribeira dos Moinhos foi concluída na década de 80. Nesse sentido, no âmbito de obras de reabilitação desta instalação de tratamento, está previsto a substituição de muitas das suas comportas existentes desde então, devido ao seu elevado estado de degradação, para contribuir para o normal funcionamento das diversas etapas de tratamento. Nestes termos foram levados a cabo na passada terça-feira os trabalhos de medição das comportas a substituir e ainda a remoção de algumas comportas que se encontravam inoperacionais.

 

Para a realização desta operação contou-se com a colaboração da Refinaria de Sines que, durante cerca de 12 horas, apenas lançou no sistema de recolha de águas residuais industriais um caudal mínimo.

 

Os trabalhos desta empreitada compreendem a substituição integral de 26 comportas (11 do tipo mural e 15 de canal) e a remoção de 2 comportas do tipo mural, bem como todos os trabalhos de construção civil necessários à sua execução e recuperação dos canais e poços onde as mesmas se encontram instaladas.

 

Uma vez que a ETAR de Ribeira dos Moinhos continuará a operar em modo contínuo, os trabalhos serão executados por fases coordenadas com a instalação em funcionamento, minorando potenciais transtornos por paragem do processo de tratamento.

 

A empreitada foi adjudicada à empresa Oliveiras, S.A. pelo valor de € 151.719,00.

Este investimento será financiado ao abrigo da operação POSEUR-03-2012-FC-000018 – Subsistema de Água Residual – ETAR de Ribeira dos Moinhos.