Notícias

Ação de Inspeção da IGAMAOT ao RESIM

No passado dia 20 de outubro de 2015, foi realizada pela Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) uma ação de inspeção ao aterro RESIM – Gestão de Resíduos Industriais de Santo André do operador Águas de Santo André, S.A.

Na sequência da visita da IGAMAOT foi elaborado um Relatório de Inspeção ao aterro, com data de 12 de abril de 2016, cujo Parecer Final se reproduz por ser considerado relevante:

Parecer Final


Todas as questões consideradas relevantes e eventualmente determinantes na avaliação do desempenho ambiental desta infraestrutura, foram narradas no decurso da elaboração deste Relatório.


Como referido nos anteriores Relatórios de Inspeção, esta infraestrutura é um dos casos de maior singularidade e especificidade no nosso país, fruto do passivo ambiental aí acumulado. Durante quase três décadas foram aqui depositados uma grande quantidade de resíduos, alguns dos quais com características perigosas.


Saliente-se os passos dados pela Administração da Águas de Santo André (AdSA) no sentido de parar a receção/deposição de resíduos (perigosos) e o encaminhamento dos mesmos para operadores autorizados.


Deverá ser dado conhecimento do presente relatório, à Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., e à CCDR-Alentejo.”