Notícias

AdSA garante abastecimento de água

Na sequência das informações disponibilizadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que indicam que no final do mês de junho cerca de 80% de Portugal continental estava em seca severa (72,3%) e extrema (7,3%), a AdSA informa os seus clientes que o abastecimento de água na sua área de intervenção não está em risco.

 

O abastecimento de água para consumo humano tem origem no Sistema Aquífero da Bacia de Sines, cujas capacidades de armazenamento e recargas anuais são muito superiores aos volumes nele captados, pelo que não existe qualquer risco de falha no abastecimento nem quebra de qualidade por motivos de escassez de água.

 

No que respeita ao abastecimento de água industrial à ZILS, esta tem origem no Rio Sado, onde é captada com recurso à Captação de Ermidas-Sado, sendo depois transportada através de conduta-canal-túnel até à Albufeira da Barragem de Morgavel. Esta albufeira funciona como um grande reservatório de água bruta da ETA de Morgavel, com capacidade total para armazenar 30 milhões de m3 (25 milhões volume útil).

À data, o volume armazenado na Albufeira representa uma reserva para cerca de 24 meses, tendo em consideração os consumos médios dos clientes da AdSA, pelo que não existe risco de falha no abastecimento de água industrial devido a escassez de água.