Notícias

AdSA lança 4.ª da fase do Programa de Monitorização do Ambiente Marinho na zona costeira de Sines

No dia Mundial da Monitorização da Água, a AdSA informa que adjudicou recentemente o contrato para a execução do Programa de Monitorização do Ambiente Marinho junto e na envolvente do Emissário Submarino, para os próximos 3 anos (2021/2024), constituindo um investimento por parte da empresa de €87.996,00 (oitenta e sete mil, novecentos e noventa e seis mil euros).

O Programa de Monitorização do Ambiente Marinho junto e na envolvente do Emissário Submarino, é um projecto determinante, em desenvolvimento desde 2007, e que tem como objetivo avaliar o impacte ambiental da descarga da ETAR de Ribeira dos Moinhos através do Emissário Submarino de Sines na zona costeira. Esta iniciativa incluiu a recolha de amostras na coluna de água e nos sedimentos para avaliação do estado do meio recetor e uma componente de modelação para interpretação dos processos que determinam o impacte, tendo pretendido determinar impactes a 3 níveis: microbiológico, trófico e sedimentar, tendo ainda sendo desenvolvida, na segunda e terceira fase, a avaliação da ação potencialmente tóxica dos contaminantes na proximidade do emissário.

Os resultados da terceira fase, concluída em agosto de 2020, evidenciaram que este estudo tem demostrado uma elevada qualidade ecológica dos habitas em todos os locais amostrados, e que as condições do meio recetor mantêm padrões típicos destas zonas costeiras, sem nenhuma influência antropogénica.

Agora, e até final de 2021, será executada a 1.ª de seis campanhas previstas no âmbito desta adjudicação, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela Águas de Santo André, S.A., desde 2007.

A Águas de Santo André, S.A, pretende com esta monitorização ser um exemplo nacional e garantir que toma todas as medidas necessárias atempadamente para continuar a garantir a proteção do ambiente e da zona envolvente da sua área de actuação. A AdSA está comprometida em preparar a empresa para os novos desafios e é por isso que está previsto e em curso um conjunto de investimentos avultado que garante que a empresa continuará a ser uma referência no setor do ambiente em Portugal.