Notícias

AdSA realizou um simulacro de fuga de cloro seguida de incêndio com impacto dentro e fora das suas instalações

A Águas de Santo André, S.A. (AdSA) realizou no dia 3 de dezembro de 2014 (quarta-feira) um simulacro nas suas instalações, com a participação de várias entidades: Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Santo André (BVSA), Guarda Nacional Republicana (GNR), Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) e Escola Básica n.º 3 de Vila Nova de Santo André.

O simulacro teve início pelas 10h00m na Sede da AdSA, concretamente na sala de cloragem do Centro Operacional de Santo André (COSA), e os cenários de emergência foram uma fuga de cloro seguida de incêndio.

O exercício visou testar o planeamento da resposta de emergência em caso de fuga de cloro e de incêndio nesta instalação, bem como avaliar a coordenação, comando e controlo do elevado número de meios empenhados num teatro de operações que este exercício pretendeu simular.

Constou também do simulacro a evacuação das instalações da sede da empresa e de cerca de 180 crianças da Escola Básica n.º 3 de Vila Nova de Santo André, com idades dos 3 aos 10 anos.

Ciente de que este exercício era um contributo muito importante para melhoria da segurança na AdSA, e, paralelamente, um excelente teste ao Plano de Segurança Interno, o simulacro foi acompanhado por um conjunto de observadores de todas as partes envolvidas que fizeram uma avaliação do desenrolar dos acontecimentos, identificando com objetividade e rigor os pontos fracos e as oportunidades de melhoria que devem ser considerados para o futuro.