Notícias

Realizou-se no dia 7 de julho, na ETA de Morgavel, uma Conferência sobre Gestão sustentável dos recursos hídricos: águas de superfície e subterrâneas - aspetos quantitativos e qualitativos

A AdSA - Águas de Santo André, S.A. deu recentemente início a um ciclo de conferências técnicas, organizadas em parceria com as Câmaras Municipais de Santiago do Cacém e de Sines, com o objetivo de trazer a debate importantes temas nos domínios da gestão dos recursos hídricos e do ambiente, bem como da gestão dos sistemas de abastecimento de água, de recolha e tratamento de águas residuais e de recolha e acondicionamento de resíduos industriais.

Esta segunda Conferência, que se realizou na ETA de Morgavel, dia 7 de julho de 2014, segunda-feira, às 10 horas (GPS: 37º 55.128518 N | 8º 44.857066 W), foi subordinada ao tema:

Gestão sustentável dos recursos hídricos: águas de superfície e subterrâneas - aspetos quantitativos e qualitativos

    

O tema foi apresentado pelo Prof. António Carmona Rodrigues, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e pelo Prof. Luis Ribeiro, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Apresentam-se abaixo resumos das duas apresentações a esta Conferência.

Prof. António Carmona Rodrigues

 

Desde a Conferência do Rio em 1992 que a palavra “sustentabilidade” e a expressão “uso sustentável da água” têm vindo a ganhar uma crescente utilização. Ao mesmo tempo, tem vindo a crescer a tradução concreta das mesmas e hoje em dia, pese embora subsistirem más práticas um pouco por todo o mundo, já há bons exemplos de sustentabilidade no uso dos recursos hídricos. Sendo que é mais fácil apontar as situações “não sustentáveis” do que indicar muitas vezes o caminho da sustentabilidade, procurar-se-á abordar esta problemática, aproveitando casos de sucesso e de insucesso para podermos estar mais bem preparados para melhorar o processo de planeamento e de gestão dos recursos hídricos.

Prof. Luis Ribeiro

A Região Hidrográfica Mira/Sado integra as bacias hidrográficas dos rios Sado e Mira e as bacias hidrográficas das ribeiras adjacentes nas costas Alentejana e Algarvia. Nesta Região Hidrográfica estão incluídas oito massas de água subterrânea: a Bacia de Alvalade, os aquíferos Sines e Viana do Alentejo Alvito e várias formações hidrogeológicas indiferenciadas.

Descrevem-se sumariamente as disponibilidades hídricas subterrâneas destas massas assim como o volume água captado para abastecimento público e para outros usos.

São apresentados os graus de vulnerabilidade e o risco de contaminação agrícola, agro-pecuária e industrial. Em particular será apresentado o caso de contaminação por hidrocarbonetos no sistema aquífero de Sines.

Finalmente são descritas e discutidas os programas de medidas a aplicar na Região Hidrográfica de acordo com a Portaria n.º 1284/2009, de 19 de outubro, propostos pelo respetivo Plano de Gestão de Bacia Hidrográfica.