Notícias

Emissões atmosféricas difusas da ETAR de Ribeira dos Moinhos muito abaixo dos limiares regulamentados

A AdSA, no âmbito do Registo de Emissões e Transferências de Poluentes (PRTR), estabelecido pelo Regulamento (CE) n.º 166/2006, de 18 de janeiro, efetua anualmente a monitorização das emissões difusas da ETAR de Ribeira dos Moinhos, cujos resultados de 2015 revelam mais uma vez que as emissões desta instalação são bastante inferiores aos limiares regulamentados.

Em 2015 verificou-se uma redução das emissões de metano e pentaclorobenzeno, tendo-se verificado um aumento das emissões de compostos orgânicos voláteis, situação que se prende com as alterações de processo decorrentes das várias obras de melhoria que decorrem na instalação.

 

A AdSA tem vindo a implementar várias medidas e projetos de remodelação que visam a minimização de odores e, consequentemente, a melhoria da qualidade ambiental da envolvente da ETAR de Ribeira dos Moinhos.

 

No que respeita à proteção da saúde dos trabalhadores no médio e longo prazo, a AdSA encontra-se a desenvolver um estudo com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P., que visa avaliar a exposição dos trabalhadores a Agentes Biológicos e Químicos.

Os resultados da primeira fase do referido estudo revelaram que se deve manter a monitorização das atuais condições de trabalho, no que respeita aos agentes biológicos, assim como manter as boas práticas de higiene pessoal/geral, bem como continuar a adotar as medidas de proteção individual adequadas durante a realização das tarefas. Relativamente aos agentes químicos, os resultados permitem concluir que até ao momento não foram encontradas situações de exposição não controladas para os trabalhadores, tendo em conta os tempos de exposição dos mesmos.

No âmbito do contrato em curso, estão previstas mais duas campanhas de monitorização dos agentes biológicos e químicos agora avaliados, a realizar durante o ano de 2016.