Notícias

Plano de Intervenções no Subsistema de Águas Residuais da AdSA

A Águas de Santo André, S.A. está a desenvolver em estreita colaboração com a Direção de Engenharia da AdP Serviços, S.A. o “PLANO DE INTERVENÇÕES NO SUBSISTEMA DE ÁGUA RESIDUAL DE SANTO ANDRÉ” que tem como objetivo a definição estratégica das intervenções a executar no subsistema de águas residuais a curto e médio prazos.

Esta definição é fundamental para que a empresa possa dispor de orientações e objetivos claros, bem como de estratégias de hierarquização de investimentos ao nível da operação e manutenção, que confiram equilíbrio e sustentabilidade à atividade da empresa e à sua relação com os diferentes stakeholders, em linha com as suas Missão, Visão e Orientações Estratégicas Específicas.

A tipologia de serviços e utilizadores servidos pelo Subsistema de Águas Residuais (SAR) de Santo André, com diferentes tipologias de água residual - Água Residual Urbana (ARU), Água Residual Industrial (ARI) e Água Residual Salina (ARS), apresenta uma complexidade e necessidade de organização evidenciada pelo historial de gestão do sistema. As infraestruturas que integram o SAR apresentam, na sua maioria, o desgaste resultante de mais de 30 anos de utilização, com sistemáticas necessidades de manutenção corretiva, com reabilitações de órgãos e substituições de equipamentos.

Acresce a esta situação o significativo aumento do caudal de água residual industrial nos últimos 2 anos, resultante da ampliação da unidade industrial da PETROGAL e da entrada em funcionamento da ARTLANT.

A conjugação destes fatores resulta numa necessidade crescente de intervenções no SAR, oportunamente identificadas pela AdSA e já desenvolvidas em vários outros estudos e projetos, que interessa priorizar no sentido de continuar a assegurar a qualidade de serviço prestado aos utilizadores.

Este Plano inclui três fases:

  • Diagnóstico da situação de referência;
  • Objetivos, medidas e intervenções; e,
  • Plano de ação.

Longe de se entender como definitivo, este Plano pretende ser sobretudo um instrumento para identificar um conjunto situações que a AdSA deverá analisar e desenvolver em documentos suscetíveis de nortearem a sua orientação futura.