Notícias

AdSA assina contrato de execução para “Reabilitação do Canal de Ermidas”

Empreitada com um investimento que ronda um valor de 5,33 milhões de euros

 

A Águas de Santo André, S.A. (AdSA) prepara o arranque da empreitada de Execução para a “Reabilitação do Canal de Ermidas”, que representa um investimento de 5,33 milhões de euros.

O contrato assinado em agosto de 2023 foi submetido à fiscalização prévia do Tribunal de Contas, de acordo com as exigências legais, tendo recebido a declaração de conformidade desta entidade no passado dia 22 de janeiro.

Esta empreitada, com uma duração prevista de 300 dias, surge da necessidade e da vontade da AdSA de reabilitar o Canal de Ermidas, pertencente ao Sistema de Morgavel, permitindo a assegurar a continuidade do seu funcionamento, prolongando o seu período de vida útil.

O fornecimento de água industrial tem como principal origem a captação Ermidas-Sado, sendo a água conduzida através de um canal até à albufeira de Morgavel, onde é tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA de Morgavel) e posteriormente transportada até ao Centro Operacional de Montes Chãos e, daí, distribuída à Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

As intervenções preconizadas, serão realizadas ao nível mais estrutural, que engloba o revestimento do canal, reabilitação e/ou reposição de elementos como guardas e escadas, reabilitação de estruturas de betão como pontes canais e pontões, e demolição e reconstrução das estruturas que careçam duma intervenção mais profunda.

Ainda, ao nível geotécnico será realizada a estabilização dos taludes de escavação e de aterro, através do preenchimento de ravinamentos e regularização. Serão ainda executas as necessárias limpezas das Passagens Hidráulicas existentes ao longo do traçado do canal.

Com a realização desta empreitada ficam assegurados todos os trabalhos de reabilitação necessários no atual canal de adução de água à Barragem de Morgavel, contribuindo para o aumento da resiliência e fiabilidade do sistema de abastecimento de água industrial ao Pólo industrial da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).

A Águas de Santo André, S.A, está comprometida em continuar a reforçar o investimento na região e acreditamos que somos, hoje, uma empresa de referência no setor, prestando um serviço público de qualidade à população e à indústria e que somos um parceiro ativo no desenvolvimento económico da região, atingindo um elevado nível de eficiência e sustentabilidade.