Notícias

AdSA realizou intervenção na Barragem de Morgavel de elevado risco, com enorme sucesso

AdSA persegue o seu compromisso com a gestão eficiente dos recursos hídricos promovendo intervenções de inspeção e manutenção na Barragem de Morgavel

A disponibilidade do recurso água é uma condição essencial para assegurar o desenvolvimento económico e social de qualquer região. A Águas de Santo André (AdSA) tem a responsabilidade de garantir o fornecimento deste recurso à Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), assegurando condições para que o crescimento deste parque, que é um dos maiores polos industriais da Península Ibérica, ocorra de forma sustentável do ponto de vista hídrico.

 

Prosseguindo com o objetivo de fomentar a eficiência e a resiliência do sistema de abastecimento de água industrial, no passado mês de outubro, a AdSA concluiu os trabalhos de inspeção e manutenção da comporta de descarga de fundo da Barragem de Morgavel.

Esta intervenção foi planeada e executada em duas etapas, sendo a primeira a inspeção do túnel da descarga de fundo da barragem, para avaliar o seu estado de conservação e as necessidades de manutenção, e a segunda, a movimentação e reparação da respetiva comporta.

Os trabalhos foram executados conforme planeados e concluídos com enorme sucesso, permitindo assim alinhar a performance desta infraestrutura com as melhores práticas da AdSA em termos de gestão de perdas, passando a constituir um exemplo de eficiência hídrica, tal como tem sido prática desta empresa no que respeita à gestão das suas redes de abastecimento de água para consumo humano.

 

A AdSA destaca o esforço e a competência dos seus técnicos nesta operação tão complexa e sensível, que exigiu meses de planeamento, preparação, sempre em coordenação com a equipa de segurança, bem como a colaboração das entidades externas, nomeadamente a Associação de Voluntariado de Proteção Civil e os Bombeiros de Vila Nova de Santo André.

 

A eficiência alcançada traduziu-se numa poupança efetiva de cerca de 4 hectómetros de volume de água, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e para a resiliência de todo o sistema de abastecimento de água industrial à Zona Industrial e logística de Sines.