Perguntas Frequentes

 

Contrato de Abastecimento

 

 

O que é necessário para celebrar o contrato de fornecimento de água?

  • Documento de identificação (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, Passaporte ou Carta de Condução);
  • Cartão de Contribuinte (Cartão de Cidadão);
  • Documento que comprove que o Cliente é o legitimo titular do local a abastecer (contrato de arrendamento, contrato de promessa de compra e venda, escritura de compra e venda, entre outros);
  • Leitura do contador (no caso de já se encontrar instalado);
  • Assinatura do Cliente, seu representante ou procurador. No caso de contrato em nome de pessoa coletiva é necessário apresentar a Certidão de Registo Comercial ou a assinatura reconhecida na qualidade.


O que devo fazer para rescindir o contrato de fornecimento de água?
Deve comunicar à AdSA a intenção de rescindir o contrato. 

Para efetuar a rescisão deve dirigir-se à AdSA com os documentos abaixo listados: 

  • Nome e código de Cliente;
  • Documento de identificação;
  • Data e morada do local em que pretende rescindir o contrato;
  • Leitura do contador;
  • Morada para envio da última Conta da Água; e,
  • Motivo para rescisão.

Note que a rescisão só produz efeitos a partir do momento em que é permitido à AdSA o acesso ao contador e é confirmada a leitura.

 

 

Faturação

 

 

Como é faturado o consumo da água?
O consumo de água é faturado com base na leitura do contador. A leitura do contador será efetuada de quatro em quatro meses. Nos meses de intervalo o consumo é faturado por estimativa, caso o cliente não tenha fornecido a leitura real em tempo útil. Nos meses com leitura real é feito o acerto da estimativa anterior.
A faturação é mensal.

 

Como posso pagar a Conta da Água?
O pagamento das faturas pode ser efetuado por:

  • Débito Direto (preferencialmente);
  • Multibanco;
  • Sede da AdSA; e,
  • CTT.

  

Como posso aderir ao Débito Direto?
Pode aderir através do Multibanco ou de home banking, via Internet, utilizando as referências indicadas no verso da Conta da Água (Identificação do Credor e N.º de Autorização). Pode ainda aderir na sede da AdSA ou através do envio da identificação e NIB (documento comprovativo) à AdSA.

 

O que pode acontecer em caso de atraso no pagamento da fatura?
Findo o prazo de pagamento da sua fatura de água é emitido e enviado um aviso de débitos em atraso com nova referência para pagamento. Uma vez ultrapassados os prazos de pagamento anteriormente referidos deve dirigir-se ao balcão de atendimento da AdSA a fim de regularizar a sua situação. Em alternativa pode enviar cheque ou vale postal para a AdSA, não esquecendo e incluir o seu Código de Cliente ou o número da fatura em causa. O pagamento de uma fatura cujo prazo de pagamento foi ultrapassado implica o pagamento de juros de mora. Estes serão debitados na fatura seguinte.

 

 

Cauções - Restituição


Segundo o Decreto-Lei n.º 2/2015, de 6 de janeiro, as Entidades Gestoras têm a obrigatoriedade de restituir as cauções aos consumidores.

 

Ora este caso não se coloca para a nossa empresa, uma vez que a AdSA nunca exigiu aos seus Clientes a prestação de qualquer caução, pelo que não tem que restituir ou reembolsar quaisquer valores neste âmbito.

 


Qualidade da Água

 

 

Qual é a legislação que regula a qualidade da água para consumo humano?
A legislação que a AdSA cumpre em termos da qualidade da água é o Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de agosto, que entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2008.

 

Onde consultar os resultados das análises sobre a qualidade da água?
Os resultados das análises laboratoriais realizadas pela AdSA no cumprimento da legislação em vigor, são divulgados trimestralmente na imprensa escrita e encontram-se disponíveis no site da AdSA bem como na sede da AdSA.

 

Que fatores podem influenciar as características da água?
A idade e o estado de conservação das canalizações e hidropressores do prédio (caso existam) podem alterar as características da água, concretamente, o sabor, o cheiro e a cor. A temperatura da água também pode influenciar o seu sabor.

 

Porque é que por vezes a água cheira a desinfetante?

O dióxido de cloro é um desinfetante utilizado no tratamento da água para garantir a proteção sanitária da água até à torneira do consumidor.

O dióxido de cloro é adicionado à água em doses baixas mas suficientes para garantir os valores do cloro residual adequados à manutenção da qualidade microbiológica da mesma, de acordo com a legislação em vigor (Decreto-Lei n.º 306/2007).

Ocasionalmente, o cheiro e o sabor do dióxido de cloro podem ser sentidos, aconselhando-se, nestes casos, deixar repousar a água por alguns minutos.


Porque é que por vezes a água da torneira está branca?

A cor branca deve-se à existência de ar dissolvido na água. Esta situação é pontual e passageira, mas importa salientar que a água está própria para consumo. Aconselha-se, nestes casos, a deixar repousar a água por alguns minutos.

 

Porque é que por vezes se ouvem ruídos na canalização e a água sai aos “jorros”?

Após falta de água ou ausência prolongada do local (ex. férias), podem ocorrer ruídos na canalização e ao abrir a torneira a água pode sair aos “jorros”, sendo provocados pela existência de ar nas canalizações. Aconselha-se a deixar correr a água durante alguns minutos.


O que significa a dureza da água?

A “dureza” na água para consumo humano é causada essencialmente pela presença de sais de cálcio e magnésio, sendo considerada “dura” quando existem valores significativos destes sais e “macia” quando contém pequenas quantidades.

Durante o ano de 2013, o valor mínimo de dureza obtido na água distribuída pela AdSA foi de 320 mg CaCO3/l, e o valor máximo foi de 370 mg CaCO3/l, o que corresponde a um valor médio de 345 mg CaCO3/l.

 

Se adquiriu uma máquina de lavar louça ou de lavar roupa e tem dúvida no que se refere à regulação do eletrodoméstico em função da dureza total da água, consulte a tabela seguinte:

 

 Valores

ºf graus franceses 

 ºa graus alemães

mg/l CaCO3 

 mmol/l

 Macia

 0-6

 0-3.4

 0-60

 0-0.6

 Média

 6-15

 3.4-8.4

 60-150

 0.6-1.5

 Dura

 15-30

 8.4-16.8

 150-300

 1.5-3

 Muito Dura

 > 30

 > 16.8

 > 300

 > 3

 
 

O que é o pH da água?

O valor do pH (potencial hidrogeniónico) traduz a acidez ou a alcalinidade da água. A escala do pH compreende valores entre 0 e 14, sendo que um pH igual a 7,0 indica uma solução neutra.

O pH é um parâmetro que, apesar de não constituir perigo direto para a saúde pública, poderá afetá-la indiretamente, uma vez que é o principal fator de solubilidade da maioria dos materiais das tubagens e dos acessórios, bem como dos filmes protetores das tubagens, provocando a alteração da qualidade da água distribuída.

O Decreto-Lei n.º 306/2007 estabelece que o pH se deve situar no intervalo de valores entre 6,5 e 9. Durante o ano de 2013, os valores de pH obtidos na água distribuída pela AdSA variaram entre os 7.1, e os 7.6, sendo o valor médio de 7,3.

 

 

Serviços prestados pela AdSA

 

 

Qual o horário dos piquetes de urgência e como solicito um serviço de piquete?
O serviço do piquete de urgência decorre durante 24 horas, nos dias úteis, fins-de-semana e feriados. Para solicitar um serviço de piquete pode contactar-nos para o número azul 808 101 005 (dias úteis das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00), ou para o 934 564 484 (24 horas por dia, nos dias úteis, fins-de-semana e feriados). 

 

Que serviços são efetuados pela AdSA no domicílio?
Desde que solicitado, a AdSA possui uma lista de serviços disponibilizando técnicos que poderão efetuar vistorias e inspeções aos sistemas prediais, suspensão e reinício da ligação dos serviços, leituras extraordinárias, entre outros. 

 

Quais os principais procedimentos relacionados com a ligação à rede da AdSA? 

Um processo de ligação surge na sequência da necessidade de intervir num determinado espaço, que pode corresponder a construções de raiz num espaço não edificado, ou a intervenções em edifícios existentes, sendo que nestes últimos casos as intervenções podem dar origem a alterações estruturais, ou apenas a trabalhos de renovação.

 

Os proprietários, usufrutuários ou inquilinos devidamente autorizados, abrangidos pela rede pública de distribuição de água, são obrigados a estarem ligados à mesma.

 

Para requerer a ligação à rede pública de distribuição deverá dirigir-se ao balcão de atendimento da AdSA e solicitar um orçamento para ligação de ramal ao local de consumo desejado.

 

Depois de informado sobre o orçamento do ramal de ligação à rede pública de água, que tem um prazo de validade de 30 dias, o futuro cliente poderá requerer a respetiva ligação, mediante o pagamento e a celebração de contrato de fornecimento de água.

 

Documentos a apresentar:

  • Documento de identificação (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte) do(s) requerente(s). Caso a entidade requerente seja pessoa coletiva deverá ainda ser entregue documento comprovativo dos poderes do(s) signatário(s) para subscrever o pedido;
  • Certidão do Registo Comercial válida (para pessoas coletivas);
  • Inscrição do prédio ou fração nas Finanças ou Caderneta Predial Urbana atualizada;
  • Licença de Construção válida (obra) ou Licença de Utilização (definitiva);
  • Planta de localização e planta de implantação do edifício, à escala 1/1000 ou 1/2000;
  • Memória descritiva e justificativa do projeto predial da Rede de Águas e de Rede de Incêndios, se aplicável, e respetivas Peças Desenhadas.

 

 

Outras Informações

 

 

Como posso comunicar a leitura do contador?
Para comunicar a leitura do contador poderá ligar para o número azul 808 101 005 ou enviar um e-mail (clientes.adsa@adp.pt).

 

O que devo fazer em caso de fuga de água?

No caso de rotura visível ou fuga de água feche de imediato a torneira de segurança e, se não conseguir interromper a fuga de água, contacte-nos através do número azul 808 101 005 (dias úteis das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00), ou para o 934 564 484 (24 horas por dia, nos dias úteis, fins-de-semana e feriados).

No caso de suspeitar que há perdas de água feche todas as torneiras da sua casa mantendo a torneira de segurança aberta. Se o ponteiro ou rolo de cor vermelha (litros e decilitros) se mover, é porque há perda de água através das torneiras, do autoclismo ou de rotura não visível.

  

Como posso apresentar uma sugestão ou uma reclamação?
Através do site da AdSA (Clientes Urbanos e Sugestões/Reclamações), por e-mail (clientes.adsa@adp.pt), pelo número azul 808 101 005 (dias úteis das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00), na sede da AdSA ou por Carta, indicando o nome, a morada e o código de Cliente. A sua reclamação ou sugestão será atendida/resolvida o mais brevemente possível.