Notícias

A AdSA consigna empreitada para execução do Tanque de Receção e Regularização de Lixiviados e Fossas Séticas da ETAR da Ribeira dos Moinhos

No passado dia 9 de janeiro, a AdSA consignou a empreitada de construção de “Tanque de Receção e Regularização de Lixiviados e Fossas Séticas da ETAR da Ribeira dos Moinhos”.

Atualmente a ETAR de Ribeira dos Moinhos recebe lixiviados e efluentes de fossas sépticas em camiões que descarregam diretamente na obra de entrada, sem qualquer pré-tratamento.

Estas descargas pontuais têm assim grande impacto na qualidade da água residual a tratar, dado que são descarregadas de forma concentrada, o que aumenta a carga poluente e dificulta o processo de tratamento.

A presente obra tem por objetivo a implementação de um sistema de regularização que terá como função amortizar e homogeneizar as descargas pontuais dos lixiviados e dos efluentes das fossas. A regularização destas descargas permitirá minimizar as variações hidráulicas horárias e cargas orgânicas, minimizando também as consequentes sobrecargas sobre o sistema de tratamento, melhorando assim a eficiência da ETAR. Por outro lado, e na componente do efluente proveniente de fossas séticas, existe ainda uma fase de pré-tratamento, constituída por um equipamento compacto próprio (Tamisador / Compactador / Desarenador) para a sua receção, sendo então encaminhados para o tanque de regularização.

A empreitada foi contrata, no passado dia 22 de dezembro de 2016, à empresa Aquino Construções, S.A. pelo valor de € 334.665,12, estando a fiscalização assegurada pela Cinclus – Project Management, S.A..

Os trabalhos iniciaram-se em janeiro de 2017 e terão uma duração de 180 dias.

Este investimento será financiado ao abrigo da operação POSEUR-03-2012-FC-000018 – Subsistema de Água Residual – ETAR de Ribeira dos Moinhos