Notícias

À semelhança do ano passado, água da AdSA é 100% segura

RELATÓRIO ANUAL DOS SERVIÇOS DE ÁGUAS E RESÍDUOS EM PORTUGAL  -  Resultados do Controlo da qualidade da água para consumo humano

No que respeita à Qualidade da água nos pontos de entrega em “alta” o relatório anual da qualidade da água destinada ao consumo humano, referente ao ano de 2014, divulgado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), apresenta a comparação por entidade gestora em alta, ou seja, aquelas cujo objetivo principal é captar, tratar e vender a água tratada a outras entidades gestoras responsáveis pela distribuição em baixa. De 2013 para 2014 o número destas entidades gestoras manteve-se nos 15, tendo a AdSA atingido os 100% de água segura, ou seja, realizou todas as análises previstas no plano de controlo de qualidade da água, e  não teve nenhum incumprimento pelo que cumpre em 100% os valores legalmente estabelecidos, conforme comprovado no quadro abaixo apresentado.

 

Da análise conjugada da informação apresentada retira-se a seguinte conclusão:

  • Relativamente à percentagem de análises em cumprimento dos valores paramétricos, verifica-se que apenas quatro entidades gestoras apresentam um valor igual a 100 % (Águas de Santo André, Águas do Algarve, Águas do Vouga e Águas do Zêzere e Coa).
  • Em 2014 são apenas quatro as entidades gestoras em alta que apresentam 100 % para o indicador água segura – Águas de Santo André, Águas do Algarve, Águas do Vouga e Águas do Zêzere e Coa.

 

No Quadro 27 do relatório da ERSAR apresenta-se o indicador água segura referente à Águas de Santo André (AdSA) e ao total das Entidades Gestoras em Alta.

Na Figura 38 do relatório da ERSAR pode-se observar a análise comparada do indicador água segura para as entidades gestoras em alta.

Este relatório é norteado pelos seguintes objetivos:

  • Dar cumprimento ao requisito legal fixado no n.º 1 do artigo 35.º do Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de agosto, que preconiza a elaboração de um relatório técnico anual a disponibilizar ao público, referente à conformidade legal da verificação da qualidade da água, a partir dos dados submetidos pelas entidades gestoras à ERSAR.
  • Proceder à comparação dos resultados obtidos em 2014 com os de anos anteriores, permitindo assim avaliar a evolução da situação nos últimos cinco anos, face à meta de 99 % de água segura para a média a nível nacional.
  • Dar a conhecer a qualidade da água para consumo humano consumida em Portugal, ao setor e aos cidadãos. No sítio da ERSAR da internet (www.ersar.pt) disponibiliza-se, ao público em geral, informação detalhada sobre a qualidade da água por ponto de entrega e por entidade gestora em alta e por zona de abastecimento (ZA) e para todos os concelhos de Portugal continental. Pretende-se assim tornar mais simples o acesso a esta informação a qualquer entidade ou cidadão.

 

Os interessados poderão encontrar informação complementar no sítio da ERSAR www.ersar.pt.