Notícias

AdSA reduz significativamente o número de roturas na rede de distribuição de água de Vila Nova de Santo André

A Águas de Santo André, S.A (AdSA), encontra-se a implementar uma política de redução de perdas de água que tem por objetivo aumentar a eficiência do seu sistema.

 

A redução da água perdida na rede, para além do benefício direto na diminuição do volume de água desperdiçado, permite diminuir os custos energéticos associados ao processo de bombagem de água, os custos inerentes ao seu tratamento e dos custos operacionais de reparação de roturas na rede. Esta otimização traduz-se num conjunto de vantagens para os consumidores, nomeadamente, no que respeita à fiabilidade do serviço de abastecimento de água e à qualidade da água fornecida.

 

Uma das causas para a existência de perdas é a ocorrência de roturas nas tubagens da rede de distribuição de água. Tendo em consideração o elevado número de roturas registadas na rede de distribuição de Vila Nova de Santo André em 2014 e anos anteriores, a AdSA desenvolveu um plano de renovação de rede de distribuição, que passa pela substituição dos troços de conduta onde se registou maior incidência de roturas.

Em resultado da implementação de um plano estratégico de redução de perdas, no qual se inclui a renovação da rede de distribuição de água, tem-se vindo a registar uma redução bastante significativa do número de roturas.

Em 2016, registaram-se 71 roturas, o que representa uma redução de aproximadamente 70% face ao número de roturas ocorridas em 2014.

 

A AdSA irá prosseguir com as medidas previstas no plano estratégico que têm por objetivo a melhoria do serviço prestado!

 

Movidos pela Água, Movidos pelo Bem Estar!