Notícias

Conclusão da empreitada de reparação do emissário submarino - Reunião da Comissão de Acompanhamento

Realizou-se, no dia 21 de março, a última reunião da Comissão de Acompanhamento da Empreitada de “Reabilitação do Emissário Submarino da ETAR de Ribeira dos Moinhos”, tendo estado presentes a Câmara Municipal de Sines, a APA/ARH do Alentejo, o ICNF, a Delegação de Saúde do Alentejo Litoral e a Capitania do Porto Sines.

Foi efetuada uma apresentação pela AdSA, ilustrada com fotografias e alguns filmes, das diversas fases da Empreitada, realçando-se que, apesar dos constrangimentos a que os trabalhos estiveram sujeitos, em particular devidos a alguns dias de condições de mar adversas, cumpriu-se sem atrasos o plano de trabalhos inicialmente estabelecido.

Nesta reunião foram também apresentados os resultados da monitorização da água e dos sedimentos nos diversos pontos pré-estabelecidos, tendo-se concluído que, durante a obra e pelo período em que o Emissário de Recurso esteve em serviço, não existiram alterações significativas na qualidade da água e que os níveis normais foram repostos imediatamente após a conclusão dos trabalhos. A monitorização da água e dos sedimentos continuará por mais 6 meses.

Contando-se com a presença das várias entidades locais e regionais com competências na gestão do território foram ainda apresentadas mais um conjunto de Obras que a AdSA desenvolveu nestes dois últimos anos na área do saneamento, em particular, a Obra de Entrada da Estação Elevatória de Santo André, a Obra de entrada do Emissário de Santiago do Cacém e a obra de Remodelação da Caixa de Reunião da Barbuda. 

Foi com muito agrado que a AdSA recebeu o reconhecimento das diversas entidades presentes pela forma como os trabalhos decorreram bem como pelo exemplo do espírito colaborativo e da transparência demonstrada ao longo deste processo.