Notícias

Dia Mundial da Água e COVID-19

Este ano a AdSA assinala o Dia Mundial da Água (22 de março) de uma forma completamente diferente do habitual, não vamos celebrar com as crianças das escolas, nem realizar ações com os nossos municípios, mas vamos continuar a garantir um serviço essencial para o bem-estar da população, o fornecimento de água  e o tratamento de águas residuais, em qualidade e quantidade.

 

Neste contexto de pandemia de COVID-19 declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e após a adoção de um Plano de Contingência, a AdSA, integrou medidas excecionais de gestão de risco para garantir a segurança e a fiabilidade dos nossos serviços.

Este Plano de Contingência visa assegurar a continuidade da atividade e dos serviços essenciais da empresa e manter as funções vitais da sociedade num período de epidemia global. Nesse sentido, estão identificados todos os trabalhadores habituais e respetivos substitutos por forma a garantir o melhor abastecimento de água aos municípios que serve e, simultaneamente, assegurar a proteção individual dos colaboradores da empresa.

Organização das Nações Unidas  (ONU) elegeu como tema para o Dia Mundial da Água 2020, a água e alterações climáticas  – duas realidades que estão indissociavelmente ligadas.

Os eventos climáticos extremos estão a provocar a escassez e a poluição da água. Os seres humanos precisam de água para sobreviver, assim como todo o sistema económico do qual dependemos. Neste contexto, os planos de ação para combater as mudanças climáticas devem ser integrados em diferentes setores e coordenados entre fronteiras, de modo a efetuarmos uma gestão segura e sustentável da água.

Não podemos deixar ninguém ficar para trás, devemos concentrar os nossos esforços para incluir as pessoas que foram marginalizadas ou ignoradas. Os serviços de água devem atender às necessidades dos grupos marginalizados, que devem ser ouvidos nos processos de tomada de decisão. Os marcos regulatórios e legais devem reconhecer o direito à água para todas as pessoas, e o financiamento suficiente deve ser direcionado de maneira justa e efetiva àqueles que mais precisam.