Notícias

Empreitada para remodelação da obra-de-entrada da ETAR de Ribeira dos Moinhos

Esta semana foram colocados os equipamentos de gradagem mecânica e de tamisagem que permitirão retirar das águas residuais afluentes à ETAR os materiais mais grosseiros (areias e outros) e desta forma ganhar eficiência nos processos de tratamento instalados nas etapas seguintes.

Com a execução desta empreitada, a obra-de-entrada da ETAR permitirá que o processo de tratamento seja mais eficiente, já que o efluente passará a ser recebido separadamente por dois canais distintos conforme a sua proveniência. No canal principal serão recebidos os efluentes industrial e urbano da zona de Sines e, no segundo canal, será recebido o efluente urbano proveniente de Santo André e do emissário de Santiago do Cacém. Com uma obra a realizar posteriormente (ligação do efluente urbano da Caixa da Barbuda à caixa de entrada da ETAR) serão completamente separados os efluentes urbano e industrial o que se traduzirá por um acréscimo adicional de eficiência global da ETAR.

A empreitada foi adjudicada à empresa Tecnorém pelo valor de € 92.859,98, e tem conclusão prevista para o final de junho de 2015.

Este investimento será financiado ao abrigo da operação POSEUR-03-2012-FC-000018 – Subsistema de Água Residual – ETAR de Ribeira dos Moinhos.