Notícias

Remodelação da obra de entrada da Estação Elevatória de Santo André

A AdSA é a promotora da empreitada de “Remodelação da Obra de Entrada da Estação Elevatória de Santo André”, atualmente em curso, que tem como objetivo melhorar o funcionamento e a eficiência dos órgãos de pré-tratamento desta infraestrutura, que recebe toda água residual proveniente da cidade de Vila Nova de Santo André e a eleva para a ETAR de Ribeira dos Moinhos.


Esta empreitada visa a construção de uma nova obra de entrada constituída por uma sucessão de etapas de pré-tratamento.

A primeira etapa consistirá na remoção de sólidos grosseiros transportados na água residual através da instalação de uma grade grossa de limpeza manual. A jusante desta gradagem efetuar-se-á a medição de caudal afluente à infraestrutura por meio de um descarregador Parshall normalizado.

Na segunda etapa proceder-se-á ao tratamento mecânico através da instalação de uma unidade compacta de pré-tratamento, onde se encontram combinadas, num único órgão fechado e instalado à superfície, as operações de gradagem fina, remoção de areias e remoção de óleos e gorduras.

Posteriormente, após este tratamento preliminar, a água residual será encaminhada para a estação elevatória existente e os resíduos sólidos, separados automaticamente pela unidade compacta, serão depositados em contentores apropriados e encaminhados para destino final adequado.

Após a entrada em funcionamento desta nova obra de entrada, proceder-se-á à demolição da obra de entrada existente, que não possui a eficiência do novo equipamento.

A empreitada foi adjudicada à empresa Efacec – Engenharia & Sistemas, S.A., pelo valor de €144.675,45, prevendo-se a sua conclusão no início de outubro de 2014.

Este investimento será financiado ao abrigo da operação POSEUR-03-2012-FC-000018 – Subsistema de Água Residual – ETAR de Ribeira dos Moinhos.