Notícias

Resultados da Prestação de Serviços estudo/avaliação dos Agentes Biológicos (microbiológicos) e Agentes Químicos e respetiva interpretação e análise dos resultados com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P.

O Relatório da primeira fase/campanha dos trabalhos foi entregue hoje, dia 25 de novembro, e relativamente à avaliação do agentes biológicos, tem como conclusões principais que se deve manter a monitorização das atuais condições de trabalho, assim como manter as boas práticas de higiene pessoal/geral, bem como continuar a adotar as medidas de proteção individual adequadas durante a realização das tarefas. Estas conclusões prendem-se com o facto de o risco depender, não somente das concentrações dos agentes biológicos, mas igualmente do tempo de exposição e de fatores pessoais tais como a imunidade dos indivíduos expostos.

Relativamente aos agentes químicos, os relatórios apresentados permitem concluir que, até ao momento não foram encontradas situações de exposição não controladas para os trabalhadores, tendo em conta os tempos de exposição dos mesmos, no entanto, as monitorizações irão ser reptidas, o que permitirá comparar os resultados obtidos nesta primeira campanha.

No âmbito do contrato em curso, estão previstas mais duas campanhas de monitorização dos agentes biológicos e químicos agora avaliados, a realizar em 2016, o que permitirá verificar se as situações atualmente identificadas se mantém.

Este estudo, que se iniciou no passado mês de setembro, com a colaboração do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP, tem por objetivo principal a avaliação da exposição dos colaboradores da AdSA a agentes biológicos e químicos. O projeto é dirigido às componentes do sistema de recolha, transporte e tratamento de águas residuais e ao aterro sanitário de resíduos industriais não perigosos.