Notícias

Sistemas Ribeirinhos Vivos e Vividos – Um valor a preservar!

No passado dia 8 de abril, conforme agendado, realizou-se a apresentação do projeto “Sistemas Ribeirinhos Vivos e Vividos – Um Valor a preservar!”

 

A sessão teve início de manhã pelas 10:00 e contou com a presença da Vereadora da Câmara Municipal de Sines, Dra. Filipa Faria, em representação do Senhor Presidente que não pôde estar presente, do Senhor Presidente da Câmara Municipal do Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, do Administrador Executivo da AdSA, Manuel Lacerda, e com os dois oradores convidados: Engª Cláudia Brandão, Chefe de Divisão – Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH) – Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Professor Pedro Teiga, responsável pelo Projeto Rios.

A ação teve a colaboração das Câmaras Municipais de Sines e Santiago do Cacém e dirigiu-se a membros da comunidade educativa, empresas e autarcas locais. 

Manuel Lacerda, administrador da Águas de Santo André, enquadrou a ação num conjunto de iniciativas de sensibilização ambiental que a empresa pretende promover, com a participação das escolas e da comunidade local.

A sessão teve duas componentes, uma primeira que visou lançar o convite à comunidade escolar para participar na conservação dos espaços fluviais, promovendo a sua sensibilização para as temáticas da proteção e valorização ambiental e em especial dos espaços ribeirinhos. Uma outra que visou a formação dos técnicos dos municípios na reabilitação de ribeiras e limpeza de linhas de água com recurso a técnicas de engenharia natural. 

Cláudia Brandão, chefe de Divisão do Sistema Nacional de Informação de Recursos da Agência Portuguesa do Ambiente, chamou a atenção para a importância da monitorização contínua, com informação ao público, para uma boa gestão da rede hidrológica nacional. 

Pedro Teiga apresentou o projeto Rios (www.projectorios.org), projeto coordenado pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental e pela Liga para a Proteção da Natureza que promove a “adoção” de 500m de uma linha de água pelos alunos das escolas e pela comunidade em geral como forma de sensibilizar a sociedade civil para a proteção e valorização dos sistemas ribeirinhos. 

Filipa Faria, vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Sines, manifestou a intenção da autarquia em colaborar com o Projeto Rios e com todos os projetos de sensibilização ambiental desenvolvidos em Sines, nomeadamente os que se dirigem às crianças, que considera as impulsionadoras das mudanças de mentalidades. 

Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, salientou também a importância do envolvimento das escolas nestes projetos e relembrou a equilíbrio particular que é preciso promover nos concelhos de Sines e Santiago do Cacém, onde coexistem a pouca distância uma plataforma industrial e uma reserva natural (Lagoa de Santo André e da Sancha). 

Relativamente à iniciativa de cariz técnico como a última referida, o grupo de técnicos das respetivas Câmaras e da AdSA dirigiram-se a um das ribeiras existentes no Concelho de Sines – Ribeira dos Moinhos – onde se pode verificar algumas formas de reabilitação das zonas ribeirinhas. Esta sessão foi dirigida pelo Professor Pedro Teiga.